Para que serve um sistema ERP dentro de uma empresa?
O que é um ERP?
Os Enterprise Resource Planning(ERP) ou Planeamento de Recursos da Empresa é a fase seguinte dos MRPs II. Consiste num sistema agregado de gestão que opera em tempo real, e que fundamentalmente agrega vários módulos que atendem as necessidades de diversos departamentos e ou processos de uma empresa. Estes sistemas agregados de gestão acabam por ser vitais no combate ao isolamento de programas, permitindo uma integração de todos os processos da empresa e que contribui assim para um planeamento eficaz, como também um maior controlo das actividades e dos processos.
Vantagens da implementação de um ERP numa empresa.
A implementação de um sistema ERP dentro de uma organização, vai levar a que exista um maior e melhor controlo das operações na empresa, melhorando desta forma os fluxos de dados e informações, reduzindo assim a verbosidade de dados, melhorando o processo de tomada de decisão. A utilização de um sistema ERP promove uma redução do número de aplicativos usados na empresa. Aumentando a velocidade de resposta da empresa face às suas necessidades e optimizando a gestão de stocks, permitindo a sua redução (com impactos positivos na área financeira da empresa). Reduzindo os desperdícios de algumas operações, beneficiando a empresa deste novo processo.
Desvantagens da Implementação de um ERP
A utilização do ERP acarreta enumeras desvantagens a nível de custos/ benefícios. Existe uma dependência sobre o fornecedor uma vez que este pode descontinuar a sua versão ERP sem aviso algum. A implementação do ERP acarreta mais trabalho uma vez que os módulos dependem uns dos outros, e cada departamento depende das informações do módulo anterior, logo as informações têm de ser atualizadas em tempo real o que torna mais suscetível ao erro e a um maior empenho. Por último existe uma dificuldade em passar a cultura organizacional aos funcionários o que leva a problemas de organização e realização .
Problemas que podem acontecer com a implementação.
Na maioria dos casos os profissionais das organizações subestimam a complexidade do planeamento, desenvolvimento e formação necessária na utilização do sistema ERP, que modifica radicalmente os sistemas de informação nos negócios e processos empresariais. O que promove avultadas perdas de receita e participação de mercado ocorrendo quando os processos empresariais básicos ou os sistemas de informação falham ou não funcionam corretamente. Em muitos casos, pedidos e entregas são perdidos, como muitas das mudanças no stock não registadas corretamente.
Quais os desafios da implementação de um ERP numa empresa?
O principal desafio na implementação do software ERP é conseguir identificar os processos/ sistemas que devem ser integrados e quais não devem, de modo, a perceber onde a integração deste sistema em uma empresa ganha vantagem competitiva. Outro desafio é estabelecer objectivos/metas na implementação de um ERP. Uma vez que sem metas, a implementação de um sistemas deste tipo numa organização provocará frustrações. Outro aspeto fundamental é a designação de uma equipa de implementação competente, com o objetivo de auxiliar os outros setores da empresa a integrarem-se no novo sistema e compreender os objetivos, de forma a suavizar a transição.
Comentários
Enviar um comentário